domingo, 17 de outubro de 2010

XI SEFOPER em João Pessoa/PB



Com o tema Diversidade, Direitos Humanos e Ensino Religioso: Questionando Concepções e Práticas, o FONAPER realizou nos dias 23 a 25 de setembro de 2010 o XI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, realizado no Campus I da U

V CONERE


Com o tema Docência em Formação e Ensino Religioso: contextos e práticas, o FONAPER realizou nos dias 12 a 14 de novembro de 2009, em Goiás, o V Congresso Nacional de Ensino Religioso (V CONERE)

Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso




A publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) marca um passo histórico da educação brasileira.

Pela primeira vez, pessoas de várias tradições religiosas, enquanto educadores conseguiram elaborar uma proposta pedagógica para o Ensino Religioso, tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso, sem proselitismo, mediante amplo processo de reflexão sobre os fundamentos históricos, epistemológicos e didáticos desse componente curricular, explicitando seu objeto de estudo, seus objetivos, seus eixos organizadores e seu tratamento didático. Este documento foi entregue ao Ministério da Educação (MEC) em outubro de 1996 e editado pela Editora Ave-Maria em 1997.

No capítulo 01, o documento apresenta brevemente os elementos históricos do Ensino Religioso no Brasil, destacando a mudança da compreensão de Ensino Religioso, que parte do ensino da religião oficial no Império, chegando aos dias atuais como ensino que atende a uma sociedade pluralista.

Apresenta, ainda, a Escola como espaço socializador do conhecimento através dos conteúdos, tendo a responsabilidade de fornecer as informações e responder aos aspectos principais do fenômeno religioso, presente em todas as culturas e em todas as épocas.
No capítulo 2, destaca-se o fenômeno religioso como a busca pelo sentido da vida além morte. Nessa busca, a humanidade formula quatro respostas possíveis. Em função delas, propõem-se os pressupostos para a organização e seleção de conteúdos para o Ensino Religioso na escola, com os eixos organizadores e seus conteúdos, o tratamento didático e os pressupostos para avaliação.

No capítulo 3, apresenta-se o tratamento do Ensino Religioso em cada ciclo do ensino fundamental com sua caracterização, objetivos, pressupostos para avaliação, bloco de conteúdos e o respectivo tratamento didático.

Em 2009, foi publicada a 9ª edição do PCNER, com novo design, mas sem adequações ou atualizações, pois este documento, feito a muitas mãos, se constitui num marco histórico na caminhada em prol do Ensino Religioso no Brasil e, como tal, faz parte da memória dos educadores e educadoras de todo o país.

Para adquirir o PCNER, escreva para fonaper@fonaper.com.br

Fonte: FONAPER








Ensino Religioso: Referencial curricular para a proposta pedagógica da escola






O FONAPER, após ter elaborado os PCNER, dedicou-se à produção do documento Ensino Religioso: Referencial Curricular do Ensino Religioso para a Proposta Pedagógica da Escola (Caderno Temático nº 1), lançado no ano 2000, a fim de contribuir para que as escolas do Brasil pudessem elaborar as suas propostas pedagógicas em consonância com os PCNER e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 

O documento apresenta a concepção de Ensino Religioso enquanto disciplina da área de conhecimento de Educação Religiosa, contribuindo para a definição do objeto de estudo (o fenômeno religioso), do conteúdo (conhecimento religioso), do tratamento didático (didática do fenômeno religioso), objetivos, metodologia e sistema de avaliação próprios, já definidos e contemplados nos PCNER.

Deste modo, o Ensino Religioso deixa de ser pensado a partir das tradições religiosas hegemônicas, passando a estruturar-se a partir da escola, concebido como lugar privilegiado para o exercício e construção das bases da cidadania e a desenvolver-se na perspectiva da construção do conhecimento religioso, ultrapassado assim o modelo de repasse de conteúdos (FONAPER, 2000).

O referido documento oferece um quadro com as variações semânticas e compreensões do vocábulo latino religião possíveis de ser identificadas reconhecidas historicamente em diferentes leis nacionais relacionadas à educação e ao ER e sua implementação nas escolas ao longo da história da educação brasileira. 

A partir disso, o Caderno Temático 1 desenvolve pressupostos, objetivos, conteúdos, metodologia e tratamento didático do Ensino Religioso, organizado uma estrutura básica para todos os ciclos ou séries do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries), a fim de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento do processo de aprendizagem de forma contínua.

fonte: FONAPER

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor


notícias

EVENTO - DIA DO PROFESSOR

Ampliar imagem
no dia 15 de outubro de 2009 iniciamos o ANO BRASILEIRO DO ENSINO RELIGIOSO, hoje 15 de outubro de 2010 estamos concluindo estes 366 dias de mobilização sobre o PROFESSOR que com esforço e dedicação em todo o Brasil busca aprimorar sua atuação junto a este componente curricular – ENSINO RELIGIOSO. Marcamos abertura deste ano com o Painel transmitido para todo o país pelos estúdios UNINTER, encerramos com o XI Seminário Nacional de Formação de Professores que ocorreu na Universidade Federal da Paraíba. Alcançamos o grande objetivo que foi de provocar amplas reflexões e apoio ao profissional que a cada dia articula este componente curricular. Não podemos deixar de destacar ações como o envolvimento da equipe da Revista Diálogo que nos lugares em que esteve presente explicitou a identidade do Professor de Ensino Religioso, especialmente por ser este periódico um dos principais veículos de formação continuada para esta área. Outro destaque foi à mobilização da Rede Bom Jesus que não apenas criou o seu site voltado para o Ensino Religioso, como articulou um significativo projeto. Lembramos ainda os inúmeros concursos que foram realizados em diversos municípios para oficializar a figura do profissional desta área. O GPER concluiu o seu projeto de apoio a professores e pesquisadores com a completa introdução do sistema CMS no site que até o próximo ano terá a biblioteca on line estabelecida à disposição de todos. Temos ainda os eventos regionais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba e outros que em breve na avaliação do ano de 2010 estaremos apresentando. PROFESSOR – PROFESSORA especialmente que atua no Ensino Religioso nas diferentes instituições de ensino o nosso muito obrigado pelas conquistas obtidas com o empenho de cada uma – de cada um! Parabéns!


Fonte: GPER